Inicialmente, é importante compreendermos o que significa saúde e segurança do trabalho no contexto do eSocial.
É um projeto do Governo Federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. É uma ação de órgãos e entidades tais como Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Ministério da Previdência – MPS, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB e Caixa Econômica Federal – CEF. Saiba mais aqui.
A contabilidade envia mensalmente informações trabalhistas ao eSocial de forma eletrônica e o governo realiza uma fiscalização automática das informações transmitidas.
A partir de janeiro de 2022 passa a ser obrigatório o envio de dados referente às condições de saúde e segurança do trabalho da empresa.
ATENÇÃO! É imprescindível que a empresa providencie tais laudos além de nossa recomendação em relação ao maior cuidado possível quanto a treinamentos, entrega de EPIs, pagamento de insalubridade e/ou periculosidade, etc. As antigas fiscalizações presenciais que raramente aconteciam passarão a ser online e em tempo real a partir do cruzamento de dados enviados pelo eSocial. Reiteramos sobre o risco de aplicação de multas! Saiba mais.
A empresa deverá contratar um serviço especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) que, além do envio dos dados acima, também será responsável pela elaboração dos laudos necessários para cada atividade de acordo com a devida classificação pelo grau de risco.
Os MEIs, as MEs e as EPPs, classificadas pelos graus de risco 1 e 2 que declararem as informações digitais e que não possuem riscos químicos, físicos e biológicos, ficarão dispensados da elaboração do laudo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Já os MEIs, as MEs e as EPPs, classificadas pelos graus de risco 1 e 2 que declararem as informações digitais e que não possuem riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, ficarão dispensados da elaboração do laudo PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
A dispensa do PCMSO não desobriga a empresa a realizar os exames médicos e emissão do atestado de saúde ocupacional (ASO).
Para buscar serviços especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho, contate-nos por email: rh@visionpartners.com.br ou pelo whatsapp: 47 99617-7318.